• Compartilhe

Nossa Senhora de Las Lajas (Colômbia)

Nossa Senhora de Las Lajas (Colômbia)

Festa – 16 de setembro

 

Colômbia – Nossa Senhora de Las Lajas

Nossa-Senhora-de-las-lajas

No século XVIII, María Mueses de Quiñones, uma índia da aldeia de Potosi, na Colômbia, andou muitas vezes os seis quilômetros entre a sua aldeia e um vizinho de Ipiales.

Um dia em 1754 quando ela estava fazendo a viagem, ela se aproximou do lugar chamado Las Lajas, onde a trilha passa por uma profunda garganta do rio Guaitara. Houve rumores de que uma caverna na Lajas era assombrada. Ela estava carregando sua filha Rosa, que era surda-muda, de costas.

Maria estava cansada e sentou em uma pedra para descansar. A criança desceu de costas para jogar. Rosa foi pela caverna gritando: “Mamãe, há uma mulher aqui com um menino nos braços! – Maria estava fora de si com o susto, pois esta foi a primeira vez que ela tinha ouvido o falar de sua filha.

Quando ela contou o que aconteceu ninguém levou a sério. No entanto, a notícia se espalhou, afinal, a criança já era capaz de falar.

Poucos dias depois, a criança Rosa desapareceu de casa. A índia Maria pensou que a filha deveria ter ido para a caverna, pois ela sempre dizia que a mulher estava chamando.

Maria correu para Las Lajas e encontrou sua filha ajoelhada em frente a uma mulher esplêndida e a brincar carinhosamente com uma criança que tinha caído dos braços da mãe para deixar a garota gozar Sua ternura divina. Maria caiu de joelhos perante este belo espetáculo: ela tinha visto a Virgem Maria.

Temerosa, Maria manteve o silêncio sobre o evento. Mas frequentemente ela e Rosa iam à gruta para colocar flores e velas nas fendas das rochas..

Os meses foram passando, Maria e Rosa mantinham seu segredo. Até que um dia a menina caiu gravemente doente e morreu. Então, Maria decidiu levar o corpo da filha para Las Lajas pedir à Senhora para restaurar a vida de Rosa. Nossa Senhora atendeu as suplicas de Maria e obteve de Jesus, a ressurreição de Rosa. Transbordando de alegria, Maria foi para casa. Não demorou muito para uma multidão saber do ocorrido e na manhã seguinte foi para Las Lajas, querendo verificar o milagre.

Foi quando a imagem maravilhosa de Nossa Senhora na parede da gruta foi descoberta.

A afluência sempre crescente e jamais interrompida de peregrinos levou alguns devotos a construir sobre aqueles penhascos abruptos o santuário mais pitoresco e audacioso entre todos os que foram dedicados a Maria em toda a América.

No século XVIII, depois de vários fatos sobrenaturais ocorridos numa gruta nas ladeiras de Las Lajas, historiadores e cientistas não conseguem explicar esta fabulosa imagem impressa na parede da caverna. Geólogos da Alemanha fizeram vários testes com a imagem: pegaram várias amostras de núcleo de vários pontos da imagem e descobriram que as cores são as cores da própria rocha. Ainda mais incrível, a rocha mantém a cor perfeitamente a uma profundidade de vários metros.

A imagem não é pintura, não tem tintura nem qualquer outro pigmento na superfície da rocha. Assim, o mistério permanece sem solução. Será que os anjos a fizeram? Ou será que o próprio Deus fez na aurora da criação, quando ele contemplava a mais excelente de todas as Suas criaturas a quem ele faria Rainha do Céu e da Terra para cujos cuidados maternos a futura nação da Colômbia seria confiada?.

A Festa de Nossa Senhora de Las Lajas celebra-se no dia 16 de setembro, data de sua aparição.

Fonte: http://www.ipitimes.com/lle.htm, em 24/12/2009.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

  • Comente no Facebook

  • Receba nossas atualizações por email

    Enter your email address:

    Delivered by FeedBurner