• Compartilhe

Nossa Senhora da Cabeça – festa dia 11 de agosto

Virgen_de_la_Cabeza_

Esta devoção mariana, de origem espanhola, teve início na Andaluzia, mais precisamente na Serra Morena, onde se encontra o Pico da Cabeça.
O pastor Juan de Rivas, depois de participar das guerras entre os mouros e os reis de Castela, mutilado e sem poder carregar armas, retirou-se à Serra Morena para apascentar um pequeno rebanho de sua propriedade. Na noite de 11 para 12  de agosto de 1227, antes  da meia-noite, ouviu, em meio a fortes luzes que iluminavam o  monte da Cabeça, o som aprazível de uma campainha.
Vencido o temor, aproximou-se da caverna e viu, sobre as pedras, uma belíssima Imagem de Nossa Senhora, e a campainha que presa a um galho, ao lado da Virgem, continuava a bater. A esplendorosa Senhora lhe pediu para ir à cidade de Andújar dizer a todos que era vontade de Deus que ali se construísse um templo. Juan prometeu cumprir o que era pedido, mas manifestou sua insegurança: não acreditariam nele. Adivinhando seus pensamentos, a Virgem restituiu-lhe o braço perdido. Tal prodígio serviria de prova contra aqueles que duvidassem da veracidade de suas palavras.
Sem conter sua alegria, Juan dirigiu-se ao povoado para contar o prodígio. A população delirante foi ao monte para ver a imagem. Nossa Senhora da Cabeça foi proclamada padroeira da vila. Com a ajuda de cidades vizinhas construíram um belo santuário no lugar da aparição.

VÍDEO DO ANIVERSÁRIO DA APARIÇÃO DE 2014

 

Dentre os muitos milagres realizados, teve grande repercussão o que se deu em favor de um nobre senhor condenado à morte (cortar a cabeça), o qual fez voto de ir, se a Virgem o salvasse, depositar uma cabeça de cera aos pés da Sagrada Imagem. Além de fazer o milagre pedido, na hora da execução da pena de morte, a multidão em delírio, viu chegar o mensageiro do rei trazendo a graça ao condenado: “ A Virgem o libertou!” O feliz agraciado cumpriu seu voto e é em recordação de tão extraordinário acontecimento que a partir daí , nos Santuários dedicados à Nossa Senhora da Cabeça, a Imagem dela é representada trazendo na mão direita, uma cabeça.
Quando de seu surgimento na Espanha, a devoção a Nossa Senhora da Cabeça não era associada à parte do corpo humano a qual este título mariano nos remete. “Cabeça” era apenas o nome do monte onde Maria Santíssima foi vista. As imagens espanholas de Nossa Senhora da Cabeça não trazem a cabeça de cera masculina que encontramos na imagem que se encontra na ex-catedral do Rio de Janeiro.
No Rio de Janeiro, ainda hoje se venera uma imagem de Nossa Senhora da Cabeça, à qual os devotos oferecem ex-votos em forma de cabeças de cera de todos os tamanhos. Tal devoção data dos tempos da fundação da cidade. Aqui no Brasil, ela costuma ser invocada para males que atacam o cérebro. Os fiéis que padecem de cefaléia e as mães de filhos com problemas escolares a ela recorrem para a solução de seus males.

ORAÇÃO A NOSSA SENHORA DA CABEÇA
Eis-me aqui, prostrado aos vossos pés,
ó Mãe do Céu e Senhora nossa.
Tocai o meu coração a fim de que deteste sempre o pecado
e ame a vida austera e cristã que exigis de vossos devotos.
Tende piedade de minhas misérias espirituais.
Ó Mãe terníssima, não vos esqueçais também
das misérias que afligem meu corpo
e enchem de amargura a minha vida terrena.
Dai-me saúde e forças para vencer todas as dificuldades
que me opõe o mundo.
Não permitais que a minha pobre cabeça seja atormentada
por males que perturbem a tranquilidade da vida.
Pelos merecimentos de vosso Divino Filho, Jesus Cristo,
e pelo amor que a Ele consagrais,
alcançai-me a graça que agora vos peço (fazer o pedido).
Aí tende, ó Mãe poderosa, a minha humilde súplica.
Se quiserdes, ela será atendida.

Nossa Senhora da Cabeça, rogai por nós

fonte: http://devocaoefe.blogspot.com.br/

O SANTUÁRIO NA ESPANHA

8

1435505489_a29b28b66f_b

P3050147

1 (1)

Todos os anos há a Romaria, no último domingo de abril. Veja o vídeo.

A ROMARIA DESTE ANO DE 2015

Site do Santuário: http://www.santuariovirgencabeza.org/

Webcam do Altar – http://www.sierramorenaonline.com/actual.php?id=4

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

  • Comente no Facebook

  • Receba nossas atualizações por email

    Enter your email address:

    Delivered by FeedBurner